Usina de açúcar: É hora de cuidar da tecnologia de comunicação nas usinas

Uma usina de álcool e açúcar fica ociosa no período da entressafra, que começa em dezembro e vai até abril, quando as atividades no campo para o setor sucroalcooleira estão paradas.

Este é o momento ideal para chamar a SPD Telecom e analisar como está a rede de Internet! Desde a rede física de fibra ótica até a análise e manutenção de todo o sistema, a SPD Telecom consegue aproveitar este momento para descobrir qualquer tipo de falha – e corrigir para deixar a indústria com 100% das atividades funcionando.

E como já estamos na entressafra, é hora de verificar se tudo está funcionando para evitar problemas quando o período da colheita chegar.

Como funciona
Se a usina não tiver um sistema próprio para receber Internet, com transmissão de dados, a SPD Telecom prepara o espaço para que todos os equipamentos sejam implementados. Pode ser que a usina já tenha a rede própria, mas com algum defeito ou falha que atrapalha o cotidiano industrial. Detectar essas falhas é outra especialidade da SPD!

Um exemplo de falha no sistema acontece na transmissão de sinais de câmeras para a chegada de caminhões carregados com matéria-prima.

As grandes usinas recebem, em horários de pico, mais de 100 caminhões a cada duas horas para descarregar cana-de-açúcar. A movimentação é registrada por câmeras em tempo real, desde a chegada dos veículos ao pátio, passando pelas esteiras das usinas até o produto final.

Neste processo está incluído o bagaço, chamado de moega, que hoje possui alto valor comercial. Por ser inflamável, a moega precisa ser monitorada o tempo todo.

A saída dos caminhões da usina também precisa ser controlada em tempo real, para que haja fluência, sem engarrafamentos. Uma falha na transmissão de dados e o atraso será iminente e em efeito cascata/.

Aproveite a entressafra com a SPD Telecom para revisar todo o seu sistema! 

 

Comentários Facebook

VOLTAR