Forma de trabalho bastante tradicional da SPD Telecom, os contratos representam para o cliente uma série de vantagens que, a seguir, passamos a apontar:
Disponibilizamos as seguintes Modalidades de Contratos:
Contrato de Assistência Técnica
Essa modalidade de contrato cobre a assistência técnica em campo e laboratório de equipamentos e sistemas listados pela contratante e que estejam dentro das áreas de atuação da SPD Telecom. Nossa atuação vai desde o atendimento em campo para a substituição e retirada das unidades avariadas até o seu reparo em laboratório da SPD Telecom ou do fabricante, além de sua reinstalação.
Durante o período de recuperação, unidades sobressalentes são instaladas para que não haja a paralisação dos serviços. Esses sobressalentes poderão ser de propriedade da contratante ou da SPD Telecom, o que for mais conveniente para as partes. Dentro do conceito de sobressalentes, para a substituição de unidades avariadas, é bom que se esclareça que eles podem ser peças equivalentes ou próximas às características das danificadas, ou seja, não necessariamente iguais.
Além disso, há um cálculo percentual para a definição da quantidade necessária de sobressalentes para se fazer frente às necessidades. Ocorrências eventuais de acidentes que resultem em grande número de equipamentos danificados acabam não sendo cobertas com sobressalentes em sua totalidade. Registre-se finalmente que nem sempre as unidades avariadas têm recuperação. Nesses casos, é emitido um laudo técnico para efeito de seguro e substituição.
Por essa modalidade, a contratante paga um valor fixo mensal, tomando-se por base de cálculo o parque a ser coberto, além das despesas com deslocamento, alimentação e hospedagem quando das intervenções em campo.
Contrato de Suporte Técnico
Nessa modalidade, o cliente dispõe de cobertura de atendimento em toda sua rede, nas aplicações de dados, voz e vídeo, desde o nível físico à conectividade. Compreende o atendimento em campo e por acesso remoto à rede, via Internet ou fone, por meio de nossa Central de Atendimento.
Para os casos de necessidade de manutenção de equipamentos em laboratório, e desde que haja condições de reparo pela nossa equipe, as peças são cobradas à parte e o tempo para a execução dos serviços é contabilizado para apropriação no contrato.
Podem entrar nesta modalidade de contrato as seguintes coberturas:
Além disso, outras coberturas e serviços poderão ser apropriadas ao contrato, desde que estejam dentro das áreas de atuação da SPD Telecom. Essa modalidade de contrato prevê um valor básico para remunerar a disponibilidade da estrutura técnica para o atendimento técnicos, instrumental, veículos e o tempo de reposta para se efetuar o atendimento.
A execução dos serviços é remunerada com valores de hora técnica que são bem mais econômicos que os de uma contratação avulsa. A contratante poderá, se houver interesse, estabelecer um pacote de horas para o atendimento –banco de horas – o que melhora mais ainda essa relação custo-benefício.
Contrato de Locação de Equipamentos
Trata-se de um contrato de fornecimento de produtos em regime de locação com cobertura de Assistência Técnica. É a locação de sistemas compostos pelos produtos e materiais envolvidos em sua instalação. Os sobressalentes são por conta da SPD Telecom, cabendo à contratante incluir os equipamentos locados no seguro, vez que se encontram instalados em suas dependências, sujeitando-se a acidentes que lá possam ocorrer.
Nesses casos, valores de recuperação poderão ser de responsabilidade da contratante. Essa modalidade de contratação tem sido mais comum para links de rádio interligando unidades da contratante. Por essa modalidade, a contratante paga um valor fixo mensal, além das despesas com deslocamento, alimentação e hospedagem, se necessário, quando das intervenções em campo.