Uma das grandes preocupações do setor sucroalcooleiro, assim como de outras atividades agrícolas, é o monitoramento de suas vastas áreas de plantio, que tem o principal objetivo de detectar a presença de focos de incêndio para, a partir dessa detecção, ativar o processo de combate e extinção do fogo.
Nesse sentido, a SPD Telecom disponibiliza um Sistema de Monitoramento, a partir de Mirantes (torres, postes, estruturas elevadas) e que atende plenamente essa necessidade.
Por ele, o monitoramento passa a ser executado de forma centralizada em uma Central de Monitoramento de Vídeo, controlando todos os Mirantes.
Basicamente, o sistema se compõe dos seguintes elementos:
• Mirantes.
- Câmera de alta resolução, visão noturna IR, alta sensibilidade, com zoom óptico e digital de grande alcance.
- Sistema de Energia Ininterrupta / Energia Solar.
- Rádio ou Fibra Óptica como meio de transmissão das imagens e eventos para o Centro de Monitoramento, com alto desempenho e alta disponibilidade, podendo também servir de suporte à transmissão de informações do campo para a Base.
- e-Box: interface para a supervisão e gerenciamento dos equipamentos e do sistema de energia, gerando status e alarmes para o Centro de Monitoramento.
• Centro de Monitoramento.
- Servidor com software de gerenciamento e gravação de vídeo.
- Estação de monitoramento para controle e comando de vídeo.
- Sistema MONGE – software que executa, em conjunto com o e-Box, o processo de supervisão e gerenciamento de todos os elementos e conjunto de recursos técnicos do sistema, fornecendo avisos de eventos, status e alarmes.
Como vantagens do Sistema, podemos destacar:
- Solução de alta disponibilidade.
- Atualização tecnológica com convergência de áreas.
- Facilidade de operação.
- Agilidade na detecção de incêndio e de eventos ligados à segurança patrimonial.
- Utilização de softwares padrão de mercado.
- Ótima relação custo benefício.
- Disponibilidade de rede de acesso ao campo.
- Disponibilidade de suporte técnico.
Voltar