Sistemas de Vídeo Digital

Trata-se do sistema que entrou no mercado como substituição ao vídeo analógico tradicional.

Apesar dos avanços do vídeo analógico, buscando uma sobrevida, um reposicionamento de mercado, o vídeo digital acaba sendo adotado pelas empresas corporativas, por conta de algumas vantagens sobre o sistema analógico.

Primeiramente, podemos destacar a topologia da instalação. Pelo vídeo analógico tradicional, tem-se a utilização de gravadores (DVRs) aos quais as câmeras são conectadas diretamente em suas portas de entrada. Isso faz com que esses equipamentos centralizam as câmeras em uma área definida. No caso do vídeo digital, as câmeras são equipamentos de rede, trabalham em ambiente de rede, e podem ser instaladas em qualquer ponto, independentemente da localização do servidor responsável pela gravação das imagens. Esse servidor pode ser uma máquina na rede, com software de gravação, ou um NVR, equipamento específico com a mesma função.

Além disso, apesar do sistema de vídeo analógico já contar com câmeras de alta resolução, no sistema digital têm-se câmeras de alta resolução que proveem uma série de recursos embarcados como, por exemplo, reconhecimento de face, contagem de objetos, cercas virtuais, análise de movimentos e outros. São os chamados “analíticos inteligentes”.

A utilização do vídeo digital tem-se dado em várias frentes, como, sistemas corporativos de segurança patrimonial, monitoramento de vídeo dos processos industriais, na automação industrial e na prevenção de incêndio.

Comentários Facebook

VOLTAR