É toda propriedade rural que desenvolve atividades de agronegócio e que se utiliza de tecnologia para otimizar todas as etapas de seus processos produtivos em busca constante por melhores resultados.
Nesse sentido, todas as soluções desenvolvidas para a implantação de uma Fazenda Digital, por exemplo, computação de bordo, monitoramento de máquinas, programas de última geração, entre outras, possibilitam a maior produtividade, a sustentabilidade e tomadas de decisão precisas e automatizadas.
As tecnologias envolvidas nessas soluções acabam por gerar um sem-número de informações a serem transmitidas aos centros de decisão, possibilitando, assim, que ações entrem em curso para a obtenção de resultados que possam solucionar falhas, estabelecer correções e atualização dos processos.
Nesse ponto é que surge a necessidade da implantação de uma Rede de Comunicação, sem a qual as informações não chegam aonde necessitam chegar, com qualidade e rapidez.
Trata-se de uma rede que utiliza tecnologias que se complementam, tais como fibras ópticas, links de rádio, redes móveis LTE e LORA, e que entregam uma cobertura eficiente para toda a área de uma propriedade rural com comunicação confiável para atender diversos serviços.
Cumpre ressaltar que uma Rede de Comunicação, necessária à implantação de uma Fazenda Digital, é uma solução customizada, caso a caso, que vai levar em conta estudos de relevo e pontos de interesse, de tal forma a entregar performance que possa garantir a qualidade, rapidez e segurança no tráfego dos dados dos diversos processos produtivos.
Combinada com um conjunto de sensores e softwares de gestão, a Rede de Comunicação pode ir além, entregando serviços diversos que podem já ser suficientes ao projeto da Fazenda Digital do cliente, ou, de outra forma, integrando processos já existentes ou complementando projetos que consideram outros processos.
Como exemplo de serviços que a Rede de Comunicação pode viabilizar, podemos destacar os seguintes:
Captação e Reservatório de Água:
Automação, supervisão e controle – Casas de Bomba; Poços Artesianos (nível de água, vazamentos, etc).
Todas essas informações são disponibilizadas de maneira fácil e precisa para auxiliar as equipes técnicas envolvidas na tomada de decisões sobre os momentos certos para se plantar, colher, irrigar, adubar, prover iluminação etc.
Automação; Controle de Acesso; Interfone e Câmeras.
Automação; Controle e Geoposicionamento.
Automação; Supervisão e Controle.
Automação; Monitoramento de Vídeo e Alarmes Integrados.
Automação, Controle e Monitoramento – Nível do Volume dos Tanques, Temperatura Corporal dos Animais (febre), etc.
Leitura, Controle e Disponibilidade das Informações de Forma Clara e Resumida (direção e velocidade dos ventos, volume das chuvas, umidade, temperatura etc.).