Boa qualidade de sinal ajuda quem busca a Internet das Coisas no campo

Ter uma boa qualidade no sinal da Internet é tudo na hora de adquirir tecnologia no campo. Já imaginou usar um sensor para prever se vai chover em uma propriedade e identificar o melhor momento de aplicar um defensivo agrícola? Ou então, um equipamento em um trator que monitora se ele para ou quebra de modo a permitir uma manutenção rápida? E a praticidade de pequenos aparelhos no solo para ter indicadores para o plantio?

A IdC (ou IoT, sigla em inglês para “Internet of Things“) é o conjunto de tecnologias que permite um monitoramento mais eficiente, em diversas áreas e em tempo real através da comunicação máquina a máquina com diversas finalidades, como elevar a capacidade de monitoramento e controle sobre uma determinada atividade, como nos exemplos citados acima.

Mas essas tecnologias que trazem novas possibilidades na gestão da produção rural são possíveis apenas quando o sinal da internet está excelente no campo!

“Imagina se você está no meio do campo e a máquina quebra. O produtor tem que parar a colheita, remover a máquina e mandar outra. Se for possível pegar todos os dados dela e prever que ela tem possibilidade muito grande de quebrar, a pessoa poderá encaminhar para manutenção antes que ocorra alguma coisa”, observa o diretor de inovação do CPQD, Paulo Curado

Segundo a chefe-geral da unidade de Informática Agropecuária da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Massruhá, embora várias dessas tecnologias estejam começando a ser adotadas no Brasil, o país ainda está em um estágio inicial no emprego de IdC no campo e tem como desafio integrar os projetos e soluções sendo utilizadas.

Entre em contato com a SPD Telecom e tenha o melhor sinal de internet para implementar toda essa tecnologia em seu favor!

Comentários Facebook

VOLTAR